O Boi da Praça é uma fábula da minha autoria, Marcio Gil de Almeida. Ela explica o surgimento dos monumentos tradicionais que estão na Praça Dairy Walley em Itapetinga.
Em Itapetinga, uma das praças, chamada Dairy Walley, desde a minha infância é apelidada de Praça do Boi. O motivo para tal apelido são as estátuas impressionantes de um boi, duma vaca e do seu bezerro.
Certo dia assentei-me em um banco para ver mais de perto as estátuas, passei a ficar deslumbrado com tal arte e em especial a do boi. Deixei escapar uma pergunta: Será que existe uma estória por detrás deste boi e da sua família? Foi quando a praça impregnada de pardais, um momento fabuloso aconteceu. Um pardal, que se identificou com o nome de Fabulino, voou de uma árvore, posou em meu ombro e disse-me:
-Você quer saber a estória deste boi?
-Claro que sim...Respondi para o pardal Fabulino.
-Vou contar o mistério que há. Vou dizer-te o que homem algum sabe. Falou com entusiasmo o pardal Fabulino.
Então, o pardal Fabulino começou cantar a estória com muita alegria contagiante:
- Há muito tempo um boi chamado Zebu, tinha a sua companheira e seu bezerrinho. Ele tinha amizade com um índio da Tribo dos Camacãs. Numa das conversas, o boi afirmou:
- Eu tenho um grande sonho.
- Qual o seu grande sonho? Perguntou o índio.
- O meu sonho é marcar a estória. Quero ser lembrado por muitas gerações. Disse o boi Zebu.
- Tenho a solução para você. Ela é mágica, perigosa etc. Somente os fortes e os firmes podem alcançá-la. Afirmou o índio Camacã
O boi Zebu ficou ansioso para saber do que se tratava e disse:
- Conta-me logo que não aguento de tanta ansiedade.
-Existe um mistério na Mata Atlântica. Em um local especial, pois lá tem, segundo a lenda, uma pedra branca mágica, quem sobe nela o seu espírito vai para um lugar no além que só os heróis vão. E ainda mais ,o seu corpo é mantido conservado para várias gerações, sendo uma mensagem de firmeza e de força nos seus propósitos. Narrou o Índio Camacã.
O boi Zebu ficou maravilhado e decidiu ir encontrar a Pedra Branca mágica. Só tinha uma coisa que estava lhe impedindo, a sua família. Ele não a queria deixá-la. Então, a família decidiu partir com ele na mesma missão, eram firmes e fortes. Foi esta família que inventou o grito: TERRA FIRME E GADO FORTE.
Passado algum tempo procurando a Pedra Branca mágica decidiram ser heróis. Primeiro foi a companheira do boi Zebu, depois o filhote e por último, o próprio Zebu. O Bezerro queria ficar na sua posição preferida, por isso, assentou-se.
Durante muito tempo, eles foram esquecidos na Mata Atlântica. No entanto, quando a cidade começou a ser construída a família bovina petrificada foi encontrada na Mata Atlântica e ninguém sabe como foi para lá ou quem a fez. Eles acabaram colocando o Boi Zebu e sua família no centro da cidade. Lugar de destaque, na Praça Chamada de Dairy Walley.
Esta foi a estória contada pelo pardal Fabulino para que eu ficasse sabendo da verdade, desta forma quero que fiquem conhecedores.
Esta foi a estória contada pelo pardal Fabulino para que eu ficasse sabendo da verdade, desta forma quero que fiquem conhecedores.
Contribuição voluntária e sem valor determinado.
Marcio Gil de Almeida
Pix 73982455883
Veja obras de Marcio Gil de Almeida em forma de e-book:
1. Fábulas I
2. Fábulas e Ilustrações no Capricho
3. Sermões edificantes I
4. Sermões edificantes III
5. Revelação de Levítico I
6. Revelação de Levítico II
7. Revelação de Levítico III
8.Universidade para Pais
Contribuição voluntária e sem valor determinado.
Marcio Gil de Almeida
Pix 73982455883
Canal de Vídeo
Marcio Gil de Almeida
Marcio Gil de Almeida
Pix 73982455883
Canal de Vídeo
Marcio Gil de Almeida

Nenhum comentário:
Postar um comentário